terça-feira, 6 de maio de 2014

Dia de vacina

Antes de escrever meu relato e minha ideias sobre o tema, quero esclarecer que cada vivência é única, seu filho pode não ter qualquer tipo de reação às vacinas e você pode não ter qualquer medo deste dia. Vou abrir uma discussão sobre os meus pontos de vista em relação a isso, mas esclareço que vacinei meu filho e vacinarei todas as vezes que forem necessárias para evitar qualquer tipo de doença "evitável".


Vocês mães, não odeiam esse dia?

Eu ODEIO!!

                          Imagem retirada do site google em busca intitulada como "vacina".

O momento em que levei meu filho, que estava completamente saudável, ao posto de saúde e saí de lá com ele dolorido e com febre foi um dos piores momentos que a maternidade me impôs até agora. Eu particularmente, assumo como minha a responsabilidade em fazê-lo sofrer naquele determinado momento afinal, fui eu que o levei até lá.

Agora vamos deixar claro, aqui no Brasil, ninguém pode não vacinar seu filho (ainda mais se for pobre), a vacinação considerada básica é "obrigatória" pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Mãe afirma que não vacina seus filhos e tem que mentir pra não ser processada
(Reportagem site IG)

Qualquer lugar que você frequente e que necessite de documentação da criança, exigirá a carteira de vacinação "atualizada", ou seja, que todas as vacinas estejam em dia. Se houver atrasos será necessário ir até o posto de saúde de sua região para que seu filho tome as vacinas acumuladas (já tive alunos que tomaram até 4-5 injeções no mesmo dia, então é melhor vacinar na data certa).
Em outros países como Estados Unidos, Portugal e Austrália a vacinação não é obrigatória, é altamente recomendada, mas quem opta são os pais.

Confesso, não gosto de ser obrigada a nada, só de pensar me causa arrepios. Prezo minha liberdade e consequentemente a do meu filho.

Mas algumas das minhas dúvidas são, será realmente necessário que as vacinas cumpram o calendário posto para nós?! Por que este intervalo? Por que meu bebê quando tiver 2, 4 e 6 meses tem que tomar de uma vez 4 injeções? Se sabem que normalmente esta vacina é a mais dolorida e a que causa mais reações, por que expor um bebê tão pequeno a esta situação? Onde encontro pesquisas que comprovam a necessidade desse intervalo que o calendário apresenta atualmente? Por que algumas não podem ser deixadas pra depois do 1º ano?

Pesquisei sobre o assunto e o único site que encontrei que fala sobre isso é Hospital Israelita Albert Einstein, e o único argumento que considerei plausível para responder a estas inquietações foi "o melhor esquema para a obtenção de resposta imune adequada". 
De que pesquisas tiraram esta constatação? Se alguém souber me indique leitura, por favor!

Se realmente é necessário aplicar as vacinas eu não sei, não sou da área da saúde, nem uma grande pesquisadora do tema. Como sou ignorante nisso, pesquisei e selecionei  pra vocês alguns artigos que expõem algumas das diferentes argumentações sobre o tema. Espero que apreciem e se questionem,

Argumentos não favoráveis a vacinação:

Site Temas Atuais na Promoção de Saúde (TAPS)
 
Site Slingando 

Vacina Veritas



Argumentos favoráveis a vacinação:

Site Veja

Blog Vacinação, sim ou não?

Site Drauzio Varella  (particularmente não gosto muito dele, fala mais sobre senso comum do que sobre estatísticas, mas faz parte do cenário brasileiro, então vamos dar espaço pra ele também!)


Enquanto reflito sobre tudo isso, a vida continua porque hoje é dia de vacinação dos 4 meses, boa sorte para mim e para o Gustavo! :/

Nenhum comentário:

Postar um comentário