quarta-feira, 24 de julho de 2013

Dar banho no bebê: de Banheira ou Balde?

Olá pessoal!

Essa é uma pergunta atual (já que a utilização de balde entrou na moda nos últimos anos) realizada com frequência. Tenho um bebê em casa, devo dar banho de banheira ou de balde?

Penso que, para esclarecer as dúvidas nada melhor do que ter informações sobre as utilidades dos dois itens. Com isso, será possível tomar a decisão com mais segurança, não é mesmo?!

Banheira;

- Foi o método utilizado por nossos avós, pais, tios e muitas e muitas gerações ou seja, ele funciona muito bem!
- A facilidade para higienizar o bebê é grande, porque a posição colocada dá essa possibilidade.
- A forma de segurar o bebê é importantíssima, o cuidado para sua cabeça ficar segura principalmente. Esse talvez seja o maior problema para os pais e mães de primeira viagem, o medo de segurar corretamente, medo de machucar, de deixar cair e no fim disso tudo ainda ter que deixar esse lindo e amado ser limpo.
 Separei dois vídeos muito bons sobre como dar banho de banheira principalmente em recém nascidos, assistam porque vale a pena!

1) O primeiro é um tutorial do hospital Albert Einstein



 2) Este é um programa chamado "Toda a Tarde" que passa na TV Transamérica de Curitiba (muito bom pra quem vai ter o bebê em cidades frias ou no inverno)





Balde;

-  Extremamente relaxante, o bebê se sente protegido como no útero.
- Pode ser mais complicado para higienizar o bebê mas, com algumas técnicas isso pode ser resolvido.
- A questão da falta de segurança dos pais na hora de segurar o bebê vai ser a mesma, porque o problema está na gente e não no local do banho, certo?
- Não sei precisar se é um método novo, sei que os baldes fabricados e vendidos no ocidente para este fim são relativamente novos, começaram a aparecer em 1997. Existe um tipo, o mais famoso que é feito de plástico atóxico, sua base é antiderrapante e há um centro de gravidade que permite estabilidade e segurança no banho. É o Tummy Tub que pode ser encontrado no site www.tummytub.com.br.


Encontrei alguns vídeos sobre o assunto,

1) É um reportagem do programa "Mais Você" sobre o banho de balde

- Parte I é um introdução



- Parte II ensina como colocar o bebê no balde


 - Parte III continua ensinando e fala sobre o recém nascido



Encontrei também um vídeo que mostra bem o que muitos amigos relataram sobre o choro de bebê antes de ser colocado no balde e a sua incrível melhora quando se vê num ambiente muito parecido com o útero materno.




Bem, ainda não tenho a experiência prática, meu bebê vai nascer em dezembro (conto pra vocês como foi depois) mas, depois de pesquisar sobre o assunto a teoria me mostra que seria excelente unir o banho de banheira e o banho de balde. Utilizando a banheira pra higienizar e o balde para acalmar, quando o bebê estiver maior, pelos 4 ou 5 meses e com mais facilidade em segurar a cabeça, eu adotaria somente o balde.
Por falar em balde, quero esclarecer que comprarei um balde comum, grande e que seja lisinho. Não tenho pretensão nenhuma em gastar R$ 200,00 com um ofurô (com todo respeito a quem faz).

Mas na verdade não importa muito se o banho dado no seu filho for na banheira, no balde, no chuveiro ou na mangueira (com o tanto que a água esteja numa boa temperatura). O importante é vocês, pais, mães, avós, babás ou seja lá quem for, esteja seguro e dividindo este momento com o bebê. Transforme isso em algo que seja prazeroso (nem sempre será possível, mas tente!).

Porque na verdade, transmitir o amor é o que importa!

Beijos em todos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário