sexta-feira, 26 de julho de 2013

Ter uma Doula - Parte I - Primeiras dúvidas e minhas impressões

Olá pessoas interessadas!


Seguinte, hoje decidi falar um pouco sobre "ter uma Doula". Coloco como Parte I porque na quarta-feira dessa semana tive o segundo encontro (primeira consulta) com a Lydi que vai acompanhar a minha gestação e o parto do "Augusto" (o nome ainda não está definido, mas eu já o chamo assim).

Nas primeiras leituras que fiz sobre partos e gestações apareceram diversas referencias a essas mulheres, as chamadas Doulas. Como entendi que elas auxiliam as mulheres nesse momento tão especial que é o parto, decidi pesquisar mais à fundo o que seriam estas mulheres e se seu trabalho seria interessante pra mim.


Primeiro vamos esclarecer que Doula não necessariamente é uma Parteira (essa informação é importante porque eu mesma confundi isso por um tempo). As funções são diferentes e podem ser realizadas pela mesma pessoa ou não, ok?

Parteiras são mulheres que estudaram muito para fazer partos.
"A parteira é a pessoa que recebe no mundo o recém-nascido. Seu trabalho é auxiliar o trabalho de parto da mulher, e sua preocupação principal é com o bom andamento do Trabalho de Parto e as possíveis intercorrências que podem colocar em risco a saúde da mulher e do bebê." (texto retirado do blog Adele Doula)

Mas o que uma Doula faz então?

Bom, pra começar a palavra Doula vem do grego e significa "mulher que serve", o que já é uma pista né?!
Elas também estudam muito pra isso...

"O papel da doula é o de ter empatia com a mulher durante o trabalho de parto, e ajudá-la a ter uma experiência positiva, amenizando seu medo com palavras e sua dor, com carícias.   A doula também possui um leque de técnicas para ajudar no desenrolar do trabalho de parto, porém ela não faz nenhum procedimento médico. Assim como a parteira, ela pode se utilizar de posições, chás e alimentos, banhos de ervas e massagens, porém não pode efetuar manobras, toques ou suturas." (retirado também do blog Adele Doula)

e

"A Doula antes do parto ajuda a mulher e o seu companheiro a refletirem e escolherem suas opções para o parto, explicando os diferentes tipos, as vantagens e desvantagens de cada um, as intervenções que podem ser realizadas e prepara a mulher para quando chegar a hora do parto.

Pesquisas mostram que o parto em que uma Doula está presente tende a ser mais rápido e necessitar de menos intervenções médicas. Algumas vantagens em se ter uma Doula na hora do parto:
· Diminui o uso do fórceps em 40%
· Diminui a incidência de infecção
· Diminui insegurança da mãe, ocasionando um maior autocontrole e menos dor
· Reduz o risco da depressão pós-parto
· Sucesso na amamentação
· Maior auto estima da mamãe
· Maior satisfação com relação ao parto
· Alta mais rápida do bebê
· Poucas admissões nos berçários de cuidados especiais (UTI neonatal)
· Diminui as taxas de cesárea em 50%
· Diminui a duração do trabalho de parto em 20%
· Diminui o uso da Ocitocina (indução de parto) em 40%
· Diminui os pedidos de anestesia em 60%
· Diminui o tempo de internação, possibilitando uma maior rotatividade de leitos.
· Economia quanto ao uso de medicamentos (ocitocina, anestésicos, etc)."
(Texto retirado do Site Guia do Bebê)

Depois de ler materiais como esses, decidi procurar então uma Doula pra conversar e começar a tirar dúvidas sobre as minhas necessidades.
Inicialmente entrei em contato com duas, mas a química não foi a que eu esperava (queria alguém que me passasse confiança logo no primeiro momento).

Então minha terapeuta, a Carol, me falou sobre a Lydi uma psicóloga que também é Doula. Na hora comprei a proposta afinal, quem melhor pra entender e acompanhar uma mulher do que uma pessoa formada em psicologia? (Quem tem facebook pode ver a página Escolha Materna , é a página dela)
Quando me encontrei com ela pela primeira vez senti exatamente o que esperava, uma confiança enorme. Continuamos em contato sempre que necessário (o que aconteceu por várias vezes afinal, dúvida é o que eu mais tenho)

E agora, com a minha gravidez na 18ª semana tivemos o nosso primeiro encontro oficial, quase uma consulta. Meu marido foi também afinal, somos uma equipe!
Foi ótimo! Adorei! Quero sempre!

Além de falar sobre o que queremos/esperamos/fazemos/amamos/temos medo, vimos um vídeo de um parto domiciliar lindo.
Foi ótimo ver meu marido ao meu lado vendo e falando sobre isso, inerte nesse mundo da maternidade.

Aconselho todas a terem uma Doula, pelo menos se informe sobre isso, duvido que alguém se arrependerá...
 Pretendo escrever mais post's sobre o assunto, assim que tiver novidades.

Beijos em todos!

2 comentários:

  1. Você vai fazer parto domiciliar?
    Queria muito ter coragem de fazer um... fiz cesárea, foi tudo bem tranquilo, recuperação rápida... então numa próxima gestação não sei muito bem por qual tipo de parto optar.
    Mas confesso que ultimamente estou lendo tantos relatos lindos de partos domiciliares, com doulas acompanhando, que dá uma grande vontade de ter isso pra mim também.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É.. ter um parto domiciliar é um sonho pra mim. Mas de qualquer forma, o importante é me sentir protagonista do parto, ativa, seja no hospital, maternidade ou onde for.
      A Doula ajuda muito pra isso acontecer com tranquilidade, ela tira dúvidas, acompanha e pega na mão quando precisa.
      Eu indico ter uma doula!
      Foi uma das melhores decisões que tomei até agora na gestação.

      Beijos

      Excluir